Tratamento de Tumor de Bexiga
Olá, eu sou o Dr. Fernando Victor, Urologista e Cirurgião Oncológico há mais de 16 anos e vou te auxiliar no pré-atendimento.
Se você ainda tem algumas dúvidas vamos te ajudar a solucionar!
Encontrei sangue na urina, devo me preocupar?
- O sangue na urina é o principal sintoma do câncer de bexiga, então, ao encontrar sangue na urina o paciente deve buscar o médico urologista para avaliar se realmente há tumor na bexiga ou se o sangue foi gerado por outros fatores.
- Se você tiver 50 anos ou mais e pratica tabagismo, as chances de realmente haver o tumor renal são maiores, principalmente se estiver associado ao sangue na urina. Se você se encaixa neste quadro clínico, busque ajuda médica em tempo hábil para avaliação e tratamento.
Fatores de risco:
- Idade e raça - Homens brancos e de idade avançada são o grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer.
- O tabagismo pode aumentar o risco de uma pessoa ter câncer de bexiga e está associado à doença em 50-70% dos casos.
- Exposição a diversos compostos químicos, como aminas aromáticas, azocorantes, benzeno, benzidina, cromo/cromatos, fumo e poeira de metais, agrotóxico, HPA, óleos, petróleo, droga antineoplásica, tintas, 2-naftalina e 4-aminobifenil.
Sintomas:
- Sangue na urina, dor durante o ato de urinar e necessidade frequente de urinar, mas sem conseguir fazê-lo, podem ser sinais de alerta de diferentes doenças do aparelho urinário, inclusive do câncer de bexiga
Tratamento
- As opções de tratamento vão depender do grau de evolução da doença.
- A cirurgia pode ser de três tipos: ressecção transuretral (quando o médico remove o tumor por via uretral), cistotectomia parcial (retirada de uma parte da bexiga) ou cistotectomia radical (remoção completa da bexiga, com a posterior construção de um novo órgão para armazenar a urina).
- Após a remoção total do tumor, o médico pode administrar a vacina BCG dentro da bexiga para tentar evitar a recorrência da doença.
- Outra alternativa é a radioterapia, que pode ser adotada nos tumores mais agressivos como técnica para tentar preservar a bexiga.
- A quimioterapia também pode ser sistêmica (ingerida na forma de medicamentos ou injetada na veia) ou intravesical (aplicada diretamente na bexiga através de um tubo introduzido pela uretra).
Experiência e Capacitação
Experiência
- Staff de Urologia no Hospital de Base na Área de Uro-oncologia.
- Médico Urologista na Clínica Urogastro.
- Há mais de 16 anos realizando cirurgias urológicas cotidianamente.
Formação
- Formado na Universidade Federal de Goiás.
- Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Base DF.
- Residência Médica em Urologia no Hospital de Base DF.
Especializações
- Especialista em Cirurgias Robóticas Urológicas.
Depoimentos
Atendimento igualitário, respeitoso e responsável a todos os pacientes
“Ótima clínica e atendimento. Dr Fernando Victor Médico excelente que foi um anjo em minha vida. Enviado por Deus em um momento muito difícil, homem humano e sempre muito atencioso. Fiz com ele uma cirurgia nefrectomia radical devido um câncer renal e faço acompanhamento com ele… 5 estrelas é pouco. 😘”
“Lugar de excelência, profissionalismo e segurança. Profissionais capacitados e sensíveis a dor do próximo. Gratidão ao Dr Fernando Vitor pelo cuidado com minha vida, que Deus abençoe toda essa equipe. Se voce foi diagnosticado com cálculos renais ou qualquer outra doença renal, consulte com Dr Fernando Vitor e acredite, vai esta seguro.”
“Excelente o atendimento do Dr. Fernando. Meu filho realizou uma cirurgia e teve um excelente atendimento e acompanhamento pré e pós-cirúrgico.”
“Fomos muito bem atendidos pelo Dr. Fernando Victor que fez ótimos atendimentos tanto para mim quanto para meu filho de 11 anos. Clinica com estacionamento rotativo próximo. Facilidade de marcar consulta e cirurgia também é um diferencial.”
Dúvidas Frequentes
Após a cirurgia de câncer na bexiga o paciente volta a urinar normalmente?
Depende do estágio do câncer da bexiga, a técnica cirurgia muda.
Em caso de:
- RTU bexiga: o paciente volta a ter micção pelo órgão normalmente.
- Cistectomia: Não volta a ter micção pelo órgão normalmente.