Tratamento de Tumor de Testículos
O câncer de testículos corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.
Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos. Nessa fase há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por orquiepididimites (inflamação dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma) geralmente transmitidas sexualmente.
O Dr. Fernando Victor realiza cirurgias e tratamentos de câncer nos testículos há mais de 16 anos. É membro do corpo cirúrgico do Hospital de Base, realizando procedimentos cirúrgicos cotidianamente.
Fatores de risco:
- Criptorquidia (não descida de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal). Na infância é importante o exame do pediatra para verificar se ocorreu normalmente a descida dos testículos.
- Trabalhadores expostos a agrotóxicos podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença.
- História familiar da doença
Sintomas:
- O mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. Mas deve-se ficar atento a outras alterações, como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos. Caso sejam observadas alterações, o médico, de preferência um urologista, deve ser consultado.
Tratamento
- O tratamento inicial é sempre cirúrgico.
- O resultado do exame é dado ainda durante a cirurgia. Em caso positivo para câncer, o testículo é extraído, em parte ou totalmente. O mais comum é ocorrer a retirada completa do testículo afetado (marcadores previamente aumentados ou lesões maiores).
- A função sexual ou reprodutiva do paciente não é afetada, desde que o outro testículo esteja saudável.
Experiência e Capacitação
Experiência
- Staff de Urologia no Hospital de Base na Área de Uro-oncologia.
- Médico Urologista na Clínica Urogastro.
- Há mais de 16 anos realizando cirurgias urológicas cotidianamente.
Formação
- Formado na Universidade Federal de Goiás.
- Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Base DF.
- Residência Médica em Urologia no Hospital de Base DF.
Especializações
- Especialista em Cirurgias Robóticas Urológicas.
Depoimentos
Atendimento igualitário, respeitoso e responsável a todos os pacientes
“Ótima clínica e atendimento. Dr Fernando Victor Médico excelente que foi um anjo em minha vida. Enviado por Deus em um momento muito difícil, homem humano e sempre muito atencioso. Fiz com ele uma cirurgia nefrectomia radical devido um câncer renal e faço acompanhamento com ele… 5 estrelas é pouco. 😘”
“Lugar de excelência, profissionalismo e segurança. Profissionais capacitados e sensíveis a dor do próximo. Gratidão ao Dr Fernando Vitor pelo cuidado com minha vida, que Deus abençoe toda essa equipe. Se voce foi diagnosticado com cálculos renais ou qualquer outra doença renal, consulte com Dr Fernando Vitor e acredite, vai esta seguro.”
“Excelente o atendimento do Dr. Fernando. Meu filho realizou uma cirurgia e teve um excelente atendimento e acompanhamento pré e pós-cirúrgico.”
“Fomos muito bem atendidos pelo Dr. Fernando Victor que fez ótimos atendimentos tanto para mim quanto para meu filho de 11 anos. Clinica com estacionamento rotativo próximo. Facilidade de marcar consulta e cirurgia também é um diferencial.”
Dúvidas Frequentes
Ao retirar um testículo devido o câncer, o paciente pode ter filhos com apenas um testículo?
Sim! Orquiectomia radical é a cirurgia para retirada do tumor testicular. Um paciente ao retirar um testículo e permanecendo com outro testículo normal, deverá ter todas as funções orgânicas (fertilização e produção hormonal) desenvolvidas pelos testículos.
Existe prótese testicular Para colocar no local do Testículo retirado com câncer?
Sim. A prótese testicular existe em vários volumes (10 ml, 20 ml, 30 ml). Serve para resgatar a estética da bolsa testicular. Não tem função fisiológica.